Tem uma moldura retangular, 23 hastes verticais com cinco contas móveis cada. Uma barra horizontal separa as contas, sendo que uma delas fica na parte de cima e as outras quatro ficam na parte de baixo.
Há registros de que em meados do século XV o ábaco chinês e sua técnica foram introduzidos no Japão. O instrumento passou por modificações até chegar ao formato atual.
Em 1938 a técnica do soroban foi incluída nos livros escolares nacionais e no currículo da educação obrigatória japonesa. Hoje, o aprendizado de soroban no Japão acontece principalmente em escolas especializadas.
O soroban representa o sistema decimal. Cada haste vertical, da esquerda para a direita, representa uma unidade, dezena, centena e assim por diante
A conta que fica na parte superior da haste vale “5”, enquanto cada conta da parte inferior vale “1”. Quando nenhuma das contas está encostada na barra divisória fixa horizontal, o soroban está “zerado”. Portanto, são contadas as peças móveis que estão empurradas para o meio do ábaco, encostadas na barra horizontal.
Entre em contato para agendar uma aula experimentalFoto do ábaco chinês e japonês, lado a lado