Os estudantes da Heisei Soroban Academy (HSA) podem fazer aulas em grupo ou individuais. Porém, o ensino é individualizado, pois cada aluno segue o seu ritmo e pode se desenvolver de acordo com seu potencial, com apoio do seu professor.
O material básico usado pelo estudante é o soroban (ábaco japonês), um lápis e uma apostila. O estudante pode aprender o soroban com frequência a partir de uma hora/aula, uma vez por semana, sendo que a maioria dos estudantes da escola faz aulas 2 vezes por semana. Os estudantes levam tarefas para a casa, pois se praticarem além dos horários de aula evoluem mais rápido.
Na medida em que evoluem, os estudantes sobem de nível, que tem vários graus (dan). O tempo de evolução de nível varia para cada aluno. O estudante começa no 15º grau (kyu) ao 1º grau (kyu), em ordem decrescente, depois vai do 1º dan ao 10º dan, que é o grau máximo do soroban.
Nível iniciante: do 15º a 10º grau (kyu). São ensinadas operações de soma e subtração.
Nível intermediário: do 9º grau ao 4º grau (kyu). São ensinadas operações de soma, subtração, multiplicação e divisão.
Nível avançado: do 3º grau (kyu) ao 10º dan. São ensinadas operações de soma, subtração, multiplicação, divisão, decimal, raiz quadrada e cúbica.